É o conjunto de regras e procedimentos que estudam a organização do ambiente de trabalho e as interações entre o homem, as máquinas e equipamentos. Seu objetivo é reduzir riscos, atuando nas condições dos espaços físicos da empresa e organização de processos corporativos.
Além de proporcionar conforto para o trabalhador, ela busca prevenir doenças ocupacionais, lesões, dores no corpo e preservação das capacidades físicas e psicológicas do colaborador.
ERGONOMIA FISICA
Trata da relação entre as atividades físicas executadas e as características da anatomia do ser humano, sua fisiologia, antropometria e biomecânica, a fim, de obter o melhor desempenho humano na realização de suas tarefas, a ergonomia física ocupa-se com a realização de estudos antropométricos, que consistem em analisar as medidas do corpo humano.
ERGONOMIA ORGANIZACIONAL
Trata da otimização dos sistemas sociotécnicos, ou seja, que incluem pessoas como partes inerentes do sistema e suas estruturas organizacionais, de processos e políticas. A Ergonomia Organizacional se propõe a estudar e intervir na cultura e no clima organizacional, seu objetivo é adaptar as condições da empresa para preservar a saúde e o bem-estar do trabalhador.