No rescaldo do Dia Mundial da Fisioterapia. Um olhar sobre a dor lombar

Fisioterapia para Dor Lombar em Aveiro

No rescaldo do Dia Mundial da Fisioterapia. Um olhar sobre a dor lombar

Yanina Alves, fisioterapeuta e coordenadora

No passado dia 8 de setembro, celebrou-se o Dia Mundial da Fisioterapia [www.world.physio/wptday], uma data que destaca o papel crucial dos fisioterapeutas, tanto na promoção da saúde, como na prevenção e tratamento de disfunções e patologias de diversas origens: musculoesquelética, cardiorrespiratória, neurológica, pélvica, entre outras. O foco da celebração deste ano esteve na dor lombar e no importante papel da fisioterapia na prevenção e na gestão desta disfunção.

A dor lombar afeta 1 em cada 13 pessoas em todo o mundo e é uma das principais causas de incapacidade. Pode ocorrer em qualquer idade e quase todas as pessoas terão algum episódio de dor lombar ao longo da vida. Na maioria das situações, a dor melhora rapidamente, contudo, em até 25% dos casos, a dor torna-se crónica (com uma duração superior a 3 meses).

Se uma dor lombar persistir por 2-3 semanas sem alívio ou com agravamento dos sintomas, será importante procurar ajuda. A avaliação médica e de fisioterapia permitemdespistar questões mais sérias que possam estar na origem da dor e identificar a necessidade, ou não, de realização de exames complementares de diagnóstico.

Na maioria dos casos, a dor lombar não tem uma origem específica, isto é, não está associada a nenhuma patologia ou à lesão de estruturas musculoesqueléticas (p.e. ligamentos, articulações ou discos). Nestes casos, poderão estar na sua origem disfunções biomecânicas, posturais e fatores psicossociais. É nesse sentido que a abordagem à dor lombar requer sempre uma intervenção multidisciplinar.

Nestes casos, o fisioterapeuta desempenha um papel muito importante no aconselhamento, educação e tratamento do paciente. São desenvolvidos planos de exercício específicos para as limitações funcionais existentes, dando ênfase à importância do movimento. É por isto que, imediatamente após um episódio de dor lombar, o retorno gradual e progressivo às atividades do dia a dia e a realização de exercícios de mobilidade serão fundamentais para uma recuperação mais rápida.

Devemos desmistificar a crença de que o repouso é a melhor solução, cultivando a importância da prática de exercício físico, associado a boas práticas de sono, gestão de stress e adoção de hábitos de vida mais saudáveis.

Em caso de dúvida acerca dos seus sintomas, fale com o seu fisioterapeuta de confiança para o ajudar na prevenção, gestão e no tratamento da sua dor lombar.

MITO OU VERDADE? A adoção de más posturas no dia-a-dia causa dores nas costas.

MITO: Não há uma postura perfeita. O importante é mudar frequentemente de posição, mantendo o corpo em movimento. A melhor postura é a próxima!

Referências:

Chiarotto, Alessandro, and Bart W. Koes. “Nonspecific low back pain.” New England Journal of Medicine 386.18 (2022): 1732-1740.

Kabeer, Adnan S., et al. “The adult with low back pain: causes, diagnosis, imaging features and management.” British Journal of Hospital Medicine 84.10 (2023): 1-9. www.world.physio/wptday

Open chat
Precisa de ajuda?
ESTAMOS AQUI PARA SI!
Bem-vindo(a) à Fisiomanual! Em que podemos ser uteis?