Viagens sem dor? Sim, é possível com algumas adaptações.

Exercícios de fisioterapia em Aveiro

Viagens sem dor? Sim, é possível com algumas adaptações.

Yanina Alves, fisioterapeuta e coordenadora

Com a chegada das férias de verão, muitos de nós planeamos férias que envolvem viagens, algumas delas inevitavelmente longas, seja por estrada, ar ou mar. Embora estas viagens sejam motivo de satisfação e emoção, passar longos períodos sentado pode significar para algumas pessoas desconforto e dor. Isto acontece porque passar longos períodos, em espaços muitas vezes reduzidos, fazem com que as nossas articulações adotem posições menos funcionais e, consequentemente, de menor conforto. As queixas mais frequentes associam-se a dores nas costas e articulações das ancas e joelhos. 

Mas, como evitar estes desconfortos e tornar as viagens longas mais toleráveis? De seguida apresentamos algumas dicas:

1. Mantenha uma boa postura: uma postura adequada é fundamental para evitar dores nas costas e no pescoço durante viagens longas. Siga estas dicas:

Apoio Lombar: Se lhe for confortável, use uma almofada de apoio lombar ou uma toalha enrolada para manter a curvatura natural da coluna.

Pés no Chão: Mantenha os pés bem assentes no chão ou em um apoio para os pés. Evite cruzar as pernas para não comprometer a circulação sanguínea.

Ombros Relaxados: Relaxe os ombros e mantenha-os alinhados com as orelhas. Evite inclinar-se para a frente.

2. Faça pausas regulares

Se viajar de carro, planeie paragens regulares para se alongar, fazer alguns exercícios de mobilidade e caminhar um pouco. Se estiver num voo, tente levantar-se e caminhar pelo corredor a cada hora, se possível. As pausas ajudam a melhorar a circulação sanguínea e a evitar a rigidez muscular e articular.

3. Hidrate-se:

Manter-se bem hidratado é crucial, especialmente durante viagens longas. A desidratação pode aumentar a sensação de fadiga e dores musculares. Beba bastante água e evite consumo excessivo de cafeína e álcool, que podem desidratar o corpo.

4. Escolha roupa confortável:Roupas confortáveis e soltas ajudam a melhorar a circulação e a evitar desconforto. Evite

roupas muito apertadas, especialmente em viagens longas e escolha calçados confortáveis que permitam algum movimento dos pés.

5. Realize alongamentos e exercícios de mobilidade:

Incorporar alongamentos e exercícios simples durante a viagem pode fazer uma grande diferença. Aqui estão alguns exemplos:

Pescoço: Incline a cabeça para cada lado, levando a orelha em direção ao ombro, e mantenha por 20 segundos de cada lado.


Fisioterapia em Aveiro_exercicios

Ombros: Faça círculos com os ombros para frente e para trás. Repita o movimento 15 vezes.

Fisioterapia em Aveiro_exerciciosFisioterapia em Aveiro_exercicios

Pernas: Estique uma perna de cada vez e mobilize o pé para cima e para baixo, alterne o movimento entre as duas pernas e repita 10 vezes para cada perna.


Fisioterapia em Aveiro_exerciciosFisioterapia em Aveiro_exercicios

Pés: Em pé ou sentado, eleve os calcanhares do chão ao mesmo tempo. Realize 10 repetições. 


Fisioterapia em Aveiro_exerciciosFisioterapia em Aveiro_exercicios

Por último, planeie sua viagem para minimizar o stress, mexa-se e divirta-se! Boas férias!

Open chat
Precisa de ajuda?
ESTAMOS AQUI PARA SI!
Bem-vindo(a) à Fisiomanual! Em que podemos ser uteis?