Prevenir, Recuperar e Melhorar: O Poder das Avaliações de Performance na Fisioterapia

Fisiomanual: Avaliações de Performance na Fisioterapia

Prevenir, Recuperar e Melhorar: O Poder das Avaliações de Performance na Fisioterapia

Yanina Alves, fisioterapeuta e coordenadora

As avaliações de performance na fisioterapia consistem numa série de testes realizados para avaliar o estado físico de uma pessoa, identificar desequilíbrios musculares, posturais ou articulares e medir o desempenho físico, garantindo que o movimento seja realizado de forma eficiente e segura. Ao mesmo tempo, são muito importantes para ajudar a prevenir lesões, monitorizar a evolução de pacientes em reabilitação e melhorar o desempenho de atletas.

Muitas lesões podem ser evitadas se soubermos identificar as disfunções do nosso corpo antes de que estas se tornem num problema sintomático. Através de testes específicos, o fisioterapeuta avalia a força muscular, a mobilidade articular e os padrões de movimento, identificando desequilíbrios musculares ou posturais que muitas vezes não são percetíveis no dia a dia ou na prática desportiva.

Por exemplo, se um atleta tem um músculo mais fraco de um lado do corpo, pode acabar por sobrecarregar outros músculos ou articulações, o que aumenta o risco de lesões. Com base nos resultados da avaliação, o fisioterapeuta pode sugerir exercícios corretivos específicos para melhorar a força e a estabilidade das áreas mais vulneráveis, ajudando a prevenir lesões futuras.

Por outro lado, quando já ocorreu uma lesão, as avaliações de performance continuam a ser muito úteis, já que permitem que o fisioterapeuta acompanhe a evolução do paciente e ajuste o tratamento conforme necessário. Isto garante que a recuperação seja feita de forma gradual e segura, respeitando sempre os limites do corpo. Para além disso, ao acompanhar o progresso, o fisioterapeuta pode, por exemplo, identificar se a força muscular ou a mobilidade já se encontram no nível necessário para que o paciente retome as suas atividades quotidianas ou desportivas. Desta forma, é possível evitar que haja um retorno à atividade demasiado precoce, o que poderia resultar em novas lesões e atraso na recuperação.

Por último, as avaliações de performance são também fundamentais para aqueles que desejam melhorar o seu desempenho físico, seja no desporto ou no dia a dia. Através destes testes, é possível identificar as áreas em que o paciente precisa de desenvolver mais trabalho, seja em termos de força, resistência, flexibilidade ou controlo motor.

A evolução da ciência e da tecnologia na área da saúde, tem-nos permitido a nós, profissionais de saúde, a aplicação de ferramentas práticas que nos permitem avaliar a capacidade funcional dos nossos pacientes e atletas. Estas ferramentas têm-se demonstrado fundamentais na prevenção de lesões, na recuperação mais eficaz e rápida, e na melhoria do desempenho físico, seja para quem pratica desporto, para quem está em reabilitação ou para quem procura melhorar a sua qualidade de vida.

Referências:
Bennell, K. L., et al. (2020). “The importance of functional assessments in sports rehabilitation.” British Journal of Sports Medicine.

Bunn, J. C., et al. (2021). “Biomechanical analysis of movement patterns and injury risk in athletes.” Journal of Sports Sciences.

Kenny, G. P., et al. (2020). “The role of cardiovascular fitness in injury prevention and recovery.” European Journal of Applied Physiology.

Lee, D. C., et al. (2021). “Movement pattern analysis in athletes: Injury prevention and performance enhancement.” Journal of Athletic Training.

Open chat
Precisa de ajuda?
ESTAMOS AQUI PARA SI!
Bem-vindo(a) à Fisiomanual! Em que podemos ser uteis?